Com apenas 16.677 habitantes e localizada a 107 quilômetros do Recife, o município de São Vicente Férrer, no Agreste de Pernambuco, instalou painéis de energia solar em todos os prédios públicos, incluindo hospitais e escolas, e inaugurou uma frota de carros elétricos. A iniciativa deve gerar uma economia de até R$ 1,5 milhão por ano para o município, segundo a prefeitura.
Lançada oficialmente na sexta-feira (21), a instalação das placas solares na verdade começou desde 2023, depois que a cidade conseguiu uma linha de crédito de R$ 4 milhões junto ao Banco do Brasil, e foi concluída no fim do ano passado.
Ao todo, 1.850 painéis, que convertem a luz do sol em eletricidade, foram colocados nos telhados de 15 imóveis.
Entre eles, estão quatro escolas, uma creche e sete unidades hospitalares, além das sedes administrativas. De acordo com a gestão municipal, os recursos economizados com redução da conta de energia serão investidos nos serviços de saúde.
"[A instalação] envolve vários fatores. Foi preciso fazer um ajuste nas estruturas [dos prédios] para suportar as placas, tem a parte da Neoenergia, a ligação com a rede pública [de distribuição elétrica]. Realmente, é demorado porque exige muita mão de obra técnica", explicou Adilson Carlos Ferraz.